
Mudança de mente para um novo comportamento cidadão
PROJETO METANÓIA: MUDANÇA DE MENTE
APRESENTAÇÃO
O Projeto Metanóia é uma iniciativa de incentivo ao empoderamento popular para a recuperação ambiental, melhoria urbanística e desenvolvimento da cidadania promovido por um grupo de moradores do bairro Aldeia de Barueri.
Esse grupo se uniu para envolver a comunidade local no cuidado e manutenção dos espaços públicos do bairro a partir de um projeto piloto desenvolvido nos vãos da ponte Akira Hashimoto, localizada sobre o Rio Tietê na Av. General Divisão Pedro Rodrigues que liga a Aldeia de Barueri à Alphaville.
A área estava deteriorada devido ao grande fluxo de pessoas e veículos, motivados pelas grandes transformações viárias do bairro, assim como com a chegada de grandes empreendimentos na região.
O trabalho consiste na mobilização da comunidade do entorno da ponte para a realização de pinturas artísticas nos muros de proteção do local. O projeto inclui também a revitalização do espaço a partir da limpeza, plantio de mudas e realização de obras de melhoria, todas já custeadas com recursos dos cidadãos envolvidos.
O Projeto já está em sua segunda fase. Após a pintura do muro já existente no vão da ponte e a revitalização do espaço, o grupo pretende dar sequência ao trabalho. Um novo muro já foi construído com recursos dos moradores e está pronto para receber uma nova pintura.
O próximo passo é mobilizar instituições de ensino do bairro e a comunidade local para envolver os jovens no projeto, para que os grafites e as pinturas artísticas sejam desenvolvidos por eles, em um processo com diversas atividades que envolvam também o despertar da cidadania entre os participantes.
OBJETIVO
Mobilizar a população para o cuidado com as áreas públicas na região do bairro Aldeia de Barueri.
Objetivos específicos:
Trazer melhorias ambientais, de segurança e estética para as proximidades da ponte Akira Hashimoto, no bairro Aldeia de Barueri.
– Provocar mudança de mentalidade do cidadão, de modo que ele sinta-se mais responsável pela manutenção dos espaços públicos no bairro.
– Despertar o vínculo emocional entre os jovens e os espaços públicos do bairro.
– Desenvolver a cidadania plena dos jovens envolvidos no projeto.
– Aumentar a participação dos moradores no serviço de coleta seletiva do material reciclável realizado na cidade.
– Gerar integração entre as instituições atuantes no bairro.
– Diminuir ações de depredação e vandalismo no bairro.
-Destacar na mentalidade do cidadão a importância da preocupação para com o conceito de equidade intergeracional. “Há justa utilização dos recursos naturais pelas gerações passadas, presentes e futuras”.
FASES DO PROJETO
– Primeira Fase: concluída
A primeira fase do projeto teve início em setembro de 2015 quando um grupo de moradores da Aldeia de Barueri se uniu para trazer melhorias para a área embaixo da ponte Akira Hashimoto.

Ponte Akira Hashimoto antes do projeto
A área estava deteriorada em razão do grande fluxo de veículos e oferecia riscos à saúde e segurança para a população. Os moradores mobilizaram vizinhos e parceiros para modificar o local com paisagismo, pintura, grafite, manutenção e limpeza.
Na área aberta embaixo da ponte foram plantadas diversas espécies de flores, arbustos e hortaliças, com a colaboração dos moradores do entorno da localidade, que além de trazer as mudas e fazer o plantio, também se responsabilizam pela manutenção do espaço físico.
Resultados
O projeto transformou completamente a área, trazendo beleza e melhoria na qualidade ambiental. É observado notada também, a melhora na segurança do local, já que a área passou a ter maior visibilidade. Porém, o principal ganho foi o despertar da comunidade local para as possibilidades de ação para melhoria da qualidade de vida no bairro.

Ponte Akira Hashimoto depois do projeto

Pintura artística e trabalho de paisagismo
Na área aberta embaixo da ponte foram plantadas diversas espécies de flores, arbustos e hortaliças, com a colaboração dos moradores do entorno, que além de trazer as mudas e fazer o plantio, também se responsabilizam pela manutenção do espaço.

Jardim comunitário junto à área aberta abaixo da ponte
– Segunda fase: em andamento Concluída com sucesso a primeira fase, o projeto segue para o seu segundo momento, com a continuidade das melhorias na área. O grupo percebeu a necessidade de maior
segurança na área e se uniu para a construção de um muro, de forma a evitar o descarte de entulho, reduzir a incidência de acidentes e o risco à segurança.
Com a construção e pintura de base do muro, o próximo passo será incluir no projeto o envolvimento de escolas e demais instituições de ensino do bairro, para que crianças e jovens possam participar da elaboração e execução dos projetos de arte. E com isso, despertar na nova geração a importância da preservação ambiental, da equidade Inter geracional, tema tão abordado nos livros e tão pouco vivenciado na prática por eles.

Muro abaixo da ponte Akira Hashimoto antes da reforma
Os moradores realizaram, com recursos próprios, a construção e pintura do muro, que chegou a ser danificado em um acidente, utilizado para propaganda indevida e vandalizado, mas foi recuperado pelo grupo.


Propaganda indevida

Muro construído pelos moradores
PROPOSTA PARA PARCERIAS
Com o muro pronto para receber uma nova pintura o próximo passo é envolver outras instituições para promover os objetivos de execução do trabalho de arte e de mobilização para a mudança do comportamento cidadão.
Ao envolver os jovens no trabalho de execução das pinturas artísticas, assim como em outras atividades realizadas em conjunto, que os levem a redescobrir o espaço público e o seu próprio poder de transformá-lo, o Projeto Metanóia irá inevitavelmente promover a reflexão e despertar os participantes para a ação cidadã.
Painel cidadão
O objetivo é que os alunos participantes indiquem a temática a ser abordada nas pinturas, assim como sugiram ações complementares com o intuito de melhorar a qualidade ambiental e a mobilização da comunidade local para a melhoria do bairro.
Cada instituição terá um espaço definido no muro para que seus alunos realizem a pintura e periodicamente poderá fazer uma nova arte, transformando o local em um painel cidadão dinâmico e que continuamente chame a atenção de quem passe pelo local, despertando a reflexão em toda a comunidade.
Cada instituição terá um espaço definido no muro para que seus alunos realizem a pintura e periodicamente poderá fazer uma nova arte, transformando o local em um painel cidadão dinâmico e que continuamente chame a atenção de quem passe pelo local, despertando a reflexão em toda a comunidade.

Painel em branco já preparado para a pintura
Entre os espaços de cada instituição no painel será inserida uma divisória verde, que já foi preparada pelo grupo que deverá também ser mantida pela comunidade.

Divisória verde entre os espaços do painel “jardim vertical” Para tanto é necessário que escolas e instituições de ensino se disponibilizem a contribuir, envolvendo e mobilizando seus alunos
– Passos para o desenvolvimento do projeto:
- Definição de instituições parceiras e grupos de alunos a serem envolvidos.
- Indicação de profissional de pintura artística ou grafite para capacitar os alunos.
- Atividades para despertar o empoderamento cidadão e a consciência ambiental, como:
– Roda de conversa com educadores ambientais;
– Visitas técnicas a locais de referência para a qualidade ambiental da cidade (centro de triagem de recicláveis, aterro sanitário encerrado, Pq. Ecológico e etc.);
– Visitas de reconhecimento cultural e histórico do bairro.
- Alunos envolvidos elaboram planejamento das ações, indicando outras ações complementares à pintura dos muros, visando a qualidade e conscientização ambiental.
- Definição da temática do projeto artístico (pintura), por parte dos alunos.
- Treinamento dos alunos para elaboração e execução do projeto artístico.
- Execução do trabalho artístico nos muros com a participação dos alunos envolvidos no projeto.
- Execução de ações complementares para a melhoria do local e da região, como plantio, divulgação de serviços ambientais e etc.
- Elaboração de planejamento para a manutenção do espaço e continuidade das ações de melhoria.
– Terceira fase: Instalação de lixeiras nos pontos de ônibus

Moradores doando lixeiras para os pontos de ônibus da Aldeia de Barueri SP

Igrejas, Escolas e Comerciantes doando lixeiras para os pontos de ônibus


ALDEIA DE BARUERI ESTAVA COM ENTULHOS NAS RUAS



Parceria entre Moradores e Poder Público venceram as sujeiras com limpeza, jardineiras e plantio de árvores frutíferas. Em lugares onde antes havia lixo.
– Quarta fase: Segurança Preventiva
Reunião no Projov, participação Polícia Militar, Guarda Municipal, Comerciantes, Escolas, Igrejas, representante do legislativo e Moradores. “Tema Segurança preventiva”

Uma conquista da população apresentada no Orçamento participativo. “2.000 assinaturas de Moradores”

-Quinta fase: Monitoramento feito pelos moradores, no qual a imagem fica na nuvem, os moradores recebem as imagens em seus celulares. Como a participação de todos a sociedade está muito melhor.


O Monitoramento já está em 03 bairros de Barueri SP “Aldeia de Barueri, Jardim Tupanci, Jardim Maria Helena.
PARCEIROS DO PROJETO METANÓIA
Secretaria de Obras de Barueri
Secretaria de Serviços Municipais de Barueri
Secretaria de Segurança de Barueri
Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri
Projov Barueri
Escola Estadual Aldeia de Barueri
Escola Municipal Aldeia de Barueri
Igreja Católica Barueri
Igreja Presbiteriana do Brasil em Alphaville
Empresários, Comerciantes e Moradores da Região
Em uma visita nesta página e por todo trabalho que tenho visto em Barueri realizado por vocês do projeto Metanoia, me resta é parabeniza-los por este.lindo trabalho.